Notícias e Artigos

Design sem nome (10)

Superendividamento: não caia nesta armadilha!

Dicas para evitar o superendividamento

Planeje-se antes de contrair qualquer dívida: Faça um orçamento familiar e avalie se você realmente pode arcar com as prestações.
Pesquise as taxas de juros e condições de pagamento: Compare as ofertas de diferentes instituições financeiras antes de tomar uma decisão.
Evite usar o cartão de crédito para financiar despesas básicas: O cartão de crédito deve ser usado apenas para emergências ou compras pontuais.
Negocie suas dívidas: Se você já está endividado, procure negociar com seus credores para reduzir o valor das parcelas ou aumentar o prazo de pagamento.

Saindo do superendividamento

Se você está endividado, existem algumas alternativas para sair dessa situação:

Lei do Superendividamento: Procure um advogado para verificar se você se enquadra nos requisitos da lei e para te auxiliar na elaboração de um plano de pagamento.
Renegociação de dívidas: Negocie diretamente com seus credores para reduzir o valor das parcelas ou aumentar o prazo de pagamento.
Consórcios e empréstimos com juros baixos: Busque alternativas de crédito com juros mais baixos para refinanciar suas dívidas.

Conclusão

O superendividamento é um problema sério, mas existem soluções. Com planejamento, orientação profissional e negociação, é possível sair dessa situação e recomeçar sua vida financeira.

compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Paulo Eduardo Dias

Sócio Fundador
Ambiental, Cível e Direito Regulatório

Advogado e consultor jurídico em São Paulo. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, com mais de vinte anos de experiência no mundo corporativo.

Nomeado pela Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo, como Membro Efetivo das Comissões Especiais de Direito Imobiliário e Empresarial, para o triênio 2022/2024.

Atuação na consultoria e contencioso na área do Direito Médico com suporte a grandes redes de hospitais em São Paulo e ao seu corpo clínico.

Fez parte do departamento jurídico de grandes empresas na área de serviços de vistoria de seguros automotivos e no setor de energia, atuando na consultoria interna, contratos, licitações e no contencioso estratégico.

Acompanhamento e defesa em ações penais de crime de colarinho branco, atuando em Acordo de Delações Premiadas.

Foi membro do Comitê de Ética em renomada empresa de energia.

Inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis – (CNAI).

Pós-graduado em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista.

Pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Pós-graduado em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito.

Graduado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Paulista.

Inglês e espanhol.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.