Como resolver a difícil equação da crescente demanda por alimentos com a falta de espaço para plantio nas metrópoles, marcadas pela crescente urbanização? A produção alimentícia parece uma realidade muito distante nas grandes cidades, onde normalmente se pensa que a comida que chega aos supermercados necessariamente percorre longas distâncias em caminhões desde plantações a milhares de quilômetros. Mas iniciativas realizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro mostram que os alimentos consumidos nas cidades podem ser produzidos mais perto do que se imagina.
O Sinal do Vale, ONG que se define como um “centro de regeneração” para pessoas, comunidades e ecossistemas, reúne um agrupamento de sítios que somam 200 hectares de terra no bairro de Santo Antônio, em Duque de Caxias (RJ), onde anteriormente havia plantações de café e extração de carvão. O local, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis e a menos de 50 km do centro do Rio, foi fundado em 2012 pela empreendedora ambiental Thais Corral, sendo reconhecido pela UNESCO como um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Leia a matéria completa aqui: https://oeco.org.br/reportagens/plantio-sustentavel-de-alimentos-aponta-possiveis-solucoes-para-as-grandes-cidades/?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=email_this&utm_source=email