Especialistas consultados pela CNN indicam que o Sistema Interligado Nacional (SIN) tem mecanismos para responder à seca na região Amazônica do país, mas não descartam a possibilidade de o fenômeno encarecer o preço da energia elétrica.
Em 2 de outubro, a hidrelétrica Santo Antônio, localizada em Rondônia, teve operação interrompida, diante da baixa dos níveis do rio Madeira. A usina têm potência instalada de 3.568 megawatts. Em 2022, ocupou a quarta posição no ranking de geração de energia.
A retomada das operações ocorreu no último dia 16. Mas a interrupção acendeu sinal de alerta para possíveis impactos da seca na região para a geração de energia elétrica no país.
Professor da FGV e Ph.D. em Planejamento Energético, Vanderlei Martins indica que, caso a situação persista, o setor elétrico tem mecanismos para continuar o atendimento sem interrupções, “contudo, poderá incorrer em custos mais elevados ao consumidor”.
“Poderá ocorrer aumento nos custos de geração nacional, rateados para todo o SIN, caso mais usinas hidrelétricas sejam afetadas. Com isso, poderá ser necessário acionar usinas térmicas, que geralmente têm um custo de geração mais alto”, indica.
Leia a matéria completa no link https://www.cnnbrasil.com.br/economia/entenda-se-seca-na-regiao-amazonica-pode-impactar-sua-conta-de-luz-e-o-fornecimento-de-energia/?utm_source=CNN+Brasil+Newsletter&utm_campaign=6f6b1503e9-EMAIL_CAMPAIGN_5_15_2020_15_53_COPY_498&utm_medium=email&utm_term=0_8f0e69a1e0-6f6b1503e9-381814865