Notícias e Artigos

seca

Entenda se seca na região Amazônica pode impactar sua conta de luz e o fornecimento de energia

Especialistas consultados pela CNN indicam que o Sistema Interligado Nacional (SIN) tem mecanismos para responder à seca na região Amazônica do país, mas não descartam a possibilidade de o fenômeno encarecer o preço da energia elétrica.

Em 2 de outubro, a hidrelétrica Santo Antônio, localizada em Rondônia, teve operação interrompida, diante da baixa dos níveis do rio Madeira. A usina têm potência instalada de 3.568 megawatts. Em 2022, ocupou a quarta posição no ranking de geração de energia.

A retomada das operações ocorreu no último dia 16. Mas a interrupção acendeu sinal de alerta para possíveis impactos da seca na região para a geração de energia elétrica no país.

Professor da FGV e Ph.D. em Planejamento Energético, Vanderlei Martins indica que, caso a situação persista, o setor elétrico tem mecanismos para continuar o atendimento sem interrupções, “contudo, poderá incorrer em custos mais elevados ao consumidor”.

“Poderá ocorrer aumento nos custos de geração nacional, rateados para todo o SIN, caso mais usinas hidrelétricas sejam afetadas. Com isso, poderá ser necessário acionar usinas térmicas, que geralmente têm um custo de geração mais alto”, indica.

Leia a matéria completa no link https://www.cnnbrasil.com.br/economia/entenda-se-seca-na-regiao-amazonica-pode-impactar-sua-conta-de-luz-e-o-fornecimento-de-energia/?utm_source=CNN+Brasil+Newsletter&utm_campaign=6f6b1503e9-EMAIL_CAMPAIGN_5_15_2020_15_53_COPY_498&utm_medium=email&utm_term=0_8f0e69a1e0-6f6b1503e9-381814865

compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Paulo Eduardo Dias

Sócio Fundador
Ambiental, Cível e Direito Regulatório

Advogado e consultor jurídico em São Paulo. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, com mais de vinte anos de experiência no mundo corporativo.

Nomeado pela Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo, como Membro Efetivo das Comissões Especiais de Direito Imobiliário e Empresarial, para o triênio 2022/2024.

Atuação na consultoria e contencioso na área do Direito Médico com suporte a grandes redes de hospitais em São Paulo e ao seu corpo clínico.

Fez parte do departamento jurídico de grandes empresas na área de serviços de vistoria de seguros automotivos e no setor de energia, atuando na consultoria interna, contratos, licitações e no contencioso estratégico.

Acompanhamento e defesa em ações penais de crime de colarinho branco, atuando em Acordo de Delações Premiadas.

Foi membro do Comitê de Ética em renomada empresa de energia.

Inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis – (CNAI).

Pós-graduado em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista.

Pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Pós-graduado em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito.

Graduado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Paulista.

Inglês e espanhol.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.